Projeto: Sementes para Vida

Sementes plantadas:

1800


quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Taquaruçu - Guerra do Contestado - Objetos Encontrados

Abaixo seguem as fotos dos achados, bem como um pequeno vídeo de uma parte da nossa pesquisa.

Alguns dos objetos identificamos por dedução e outros comparando com peças existentes no museu da localidade.


 Aqui são fragmentos de uma panela de ferro, muito utilizada  por tropeiros para cozinhar alimentos diretamente sobre o fogo de chão, todos os fragmentos estavam próximos uns dos outros  de 2 a 4 metros de distância. Com a explosão das balas de canhão, tudo se transformou em cacos, se não fosse o ataque das abelhas, creio que teríamos achado outros pedaços.


Balas de fuzis e dois chumbos utilizados em espingardas Taquari, o outro objeto, deduzimos que fosse uma parte de espingarda artesanal.



Aqui é uma ogiva de bala de canhão, a arruela faz parte da ponta da bala, e a pequena esfera quadrada graças ao Frozza, conseguimos montar o quebra cabeça e entender  o que é. Pois achamos esta peça uns 20 metros longe da ogiva, após uma breve análise o Frozza deduziu que é um fragmento que ao explodir se torna uma bala mortal, ela encaixa perfeitamente nos sulcos da ogiva, devem caber no mínimo umas 30 peças na ogiva.



Esta seria uma tampa de um tipo de fogão de lenha muito utilizado na época, era feito de barro e pedras.


 Duas fivelas de cobre, geralmente ficavam em sandálias feitas artesanalmente.


 E aqui, deduzimos que seriam peças dos canhões utilizados na época., mas aceitamos sugestões ou mesmo informações mais seguras do que seriam.


Fizeram parte desta pesquisa meu amigo e compadre Cleber, nosso nobre amigo/escritor e historiador Frozza, e a ilustre companhia do "Gato Preto", figuraça que nos auxiliou por demais.

Vídeo

Seminário de Luzerna - Capítulo VII

26/12/2012

Em período de férias, resolvi dar uma espairecida no Seminário e CPJ, no CPJ só encontrei lixo. Não pude filmar pois estava sozinho e com muita tralha para levar, abaixo segue as fotos dos achados no seminário, foi bem divertido, pois o tempo estava para chover com ventos fortíssimos que parecia derrubar as árvores.










sábado, 22 de dezembro de 2012

CPJ - Capítulo VI

08/12/2012

Olá amigos, depois um tempo afastado devido a correria profissional de fim de ano, hoje vou postar uma foto de dois objetos que encontramos no CPJ, mais a nível de curiosidade, pois o local além de ciganos, recebe a visita noturna de usuários de droga.
Neste dia estávamos eu e o amigo detectorista Leonardo.
Um dos objetos não conseguimos identificar, e o outro é um cachimbo feito com sucatas pelos usuários de craque, infelizmente é um pequeno fragmento da enorme destruição causada por esta droga.


E no dia 15/12 estivemos novamente na região do Taquaruço (Guerra do Contestado), os objetos encontrados são incríveis, e estamos conseguindo recontar o que aconteceu a mais de 100 anos.
Estamos editando um pequeno vídeo,  não pudemos filmar mais devido a um ataque de abelhas, tivemos que reduzir nosso tempo no local, bem como as buscas.
Mesmo assim, as peças encontradas são maravilhosas, digo maravilhosas a nível de achado histórico, mas muito tristes e vergonhosas pelo que causaram nesta fase da história catarinense.
As peças estão sendo limpas com muito cuidado, pois com mais de 100 anos em baixo da terra, estão muito  frágeis.
Aguardem, creio que até o dia 26, estarei postando as fotos e o vídeo.