Projeto: Sementes para Vida

Sementes plantadas:

1800


domingo, 25 de novembro de 2012

Objetos da Guerra do Contestado - Taquaruçu

25/11/2012

Olá amigos, hoje vou postar as fotos de alguns objetos encontrados na nossa ultima pesquisa feita na localidade do Taquaruçu, estamos ainda em faze de limpeza das peças e buscando técnicas para impedir o avanço da ferrugem, visto que são peças com mais de 100 anos perdidas nos locais de batalha.
E após um longo período sem chuvas, esta semana tivemos a benção de uns poucos milímetros,  o qual aproveitei para dar continuidade ao projeto Sementes para a Vida, acima esta nosso contador atualizado com o número de sementes já semeadas.

Objetos


Faca com 14,5 cm de comprimento,  formato incrível, imaginem que peça notável quando estava em bom estado de conservação, mas mesmo assim, não perdeu seu belo designer.
Foi encontrada ao lado de uma das trincheiras dos caboclos, em torno de uns 20 cm de profundidade, detectorada pelo nosso amigo Leonardo.





Esta peça foi encontrada perto de onde estava a Igreja do caboclos, provavelmente era a ponta da bainha de alguma faca ou espada, estamos ainda pesquisando sobre sua real função, peça detectorada pelo Leonardo. Tamanho 13,5 cm.




Pino encontrado onde era a Igreja dos caboclos, a Igreja foi bombardeada com tiros de canhão, onde no interior dela se encontravam crianças, mulheres e idosos, não sobrou nada de pé. Como este tipo de pino geralmente é utilizado em ferrovias para prender dormentes, deduzimos que foi utilizada na construção para fixação de caibros do teto, ou mesmo na cruz, pois é um pino que utilizam em algumas imagens do Cristo Crucificado. Tamanho: 13,5 cm.




Bala de canhão, infelizmente amplamente utilizada pelo exército contra os caboclos. Esta bala foi encontrada pelo Edson, bem próximo ao sua casa. 
Tamanho: 18,5 cm e peso 1 kg, quando a bala estava sem deflagração, pesava em torno de 2,934 kg.




Bala deflagrada, encontrada onde estava a Igreja, provavelmente disparada em defesa das pessoas que estavam na Igreja, isto mostra o quão desproporcional foi o embate entre o exército e os caboclos


TODOS ESTES OBJETOS E OUTROS QUE POR VENTURA VIERMOS A ENCONTRAR, SERÃO ENTREGUES AO MUSEU DA LOCALIDADE.

domingo, 11 de novembro de 2012

CPJ Capítulo V

10/11/2012

Como dia estava muito quente, decidi dar uma descontraída com minha esposa bem perto de casa, fomos ao CPJ para detectar objetos perdidos pelos ciganos.
Minha esposa se distraiu e não percebeu que algumas partes das filmagens não estava gravando, fiz pose e falei um monte, mas só ao vento hehehehehehe.
O que ficou gravado, segue no vídeo postado.

Vídeo

Vídeo : Daiane Paula Lazzarotti

Objetos Encontrados


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Guerra do Contestado - Capitulo I


03/11/2012

Que dia fantástico foi este, começamos nossa aventura pelo interior de Herval d´Oeste, onde fomos parando e tendo acesso a lugares mágicos, por onde fervilha a história.


Tivemos a honra e o privilégio de termos como guia e narrador da história do Contestado, o escritor, pesquisador e amigo Davi Frozza, um incansável defensor da verdade do que realmente ocorreu nesta fase vergonhosa da historia brasileira.
Aqui paramos em uma Igreja já em Ibiam, onde segundo nos relatou, há um cemitério para brancos e outro para negros, mais um fato lamentável da nossa história.


 Cemitério dos Brancos

Aqui existem muitas histórias que cercam o local, não só nos cemitérios com o pouco que ainda restam dos túmulos, mas nos arredores, devemos voltar em breve para iniciarmos as pesquisas no local, se assim nos for permitido pelos proprietários destas terras históricas.




Cemitério dos Negros

Após, nos dirigimos para conhecer a Vinicola Panceri, local de extremo bom gosto e ótima qualificação profissional de todos que fazem parte desta empresa maravilhosa, vinhos fantásticos, espumantes e uma variedade fantástica de outros produtos derivados da uva.



Fomos muito bem recebidos, onde tivemos o prazer de conhecer e saber um pouco mais da cultura de produção de vinhos nobres.


O proprietário  é uma pessoa defino trato e uma educação primorosa, nos acompanhou e mostrou com muita boa vontade a estrutura existente no local.

O museu é de muito bom gosto e com extremo cuidado na exposição das peças ali mostradas, é um orgulho poder dizer que estamos tão pertos de uma cultura tão bem preservada.


Taquaruçu

E aqui começa nossa segunda parte da aventura, esta difícil até para escolher as fotos e os textos para iniciar a descrição desta que foi uma das melhores expedições que já fizemos.

Vou iniciar com um pequeno trecho de extraído de um site que sintetiza boa parte desta Guerra que manchou com sangue de muitos inocentes nossa história catarinense, e por que não dizer brasileira.

Taquaruçu, cidade santa

        Os caboclos sobreviventes do massacre do Irani retornam às suas terras na região de Campos Novos e Curitibanos.
        Passado um ano, em dezembro de 1913, um dos seguidores do monge, Euzébio Ferreira dos Santos, com toda a sua família, inicia a organização de uma nova irmandade em Taquaruçu, no exato local escolhido um ano antes, por José Maria, para implantar o primeiro reduto.
        O acampamento cresce de imediato, pois corre a notícia de que o monge em breve ressuscitaria para orientar os seus fiéis na organização da cidade santa.
        O governo de Santa Catarina teme que surjam confrontos entre os acampados e as populações vizinhas e solicita a presença do Exército para garantir a segurança da região.
        No primeiro ataque ao reduto, as forças militares são derrotadas pelos caboclos.

Extraído do site: http://www.alca-bloco.com.br/ocontestado/parte_III.htm, a todos que quiserem ler e conhecer mais, recomendo que acessem este link.

Nesta primeira fase da pesquisa, foi muito animador, achamos peças de cunho histórico que nos motivaram a buscar com muito mais afinco o que ainda pode estar perdido pelas trincheiras desta guerra. E já deixamos acertado, que tudo que for encontrado, será fotografado, recuperado e doado ao museu local, na pessoa do nosso mais novo amigo Edson, pessoa extremamente culta e de boa índole, a ele e toda sua família nossa mais sincera gratidão por nos terem recebido com tamanha educação e desapego, mostrando que a história tem muitos defensores da verdade.



Nesta foto abaixo, no alto do morro, ao pé desta floresta, o exercito ficou acampado e dizimou os colonos, utilizado, canhões, metralhadores e pela primeira vez um avião, e como se não bastasse isto, explodiram a Igreja com tiros de canhão, onde no momento se encontravam mulheres e crianças.




Aqui, nesta foto abaixo, o Leonardo nosso amigo e companheiro de detectorismo esta iniciando uma busca em local que segundo nos foi relatada, era uma das trincheiras utilizadas pelos caboclos que bravamente lutaram pela dignidade da terra e liberdade religiosa.

Fotos: Daiane Paula Lazzarotti

O Leonardo por sinal achou peças maravilhosas no local, em breve estaremos divulgando as fotos, aguardem, tenham certeza que vai valer a pena a espera.

Hoje termino por aqui, o local é mágico, daremos uma atenção muito especial, e tenho certeza que poderemos com boa vontade e cooperação de todos , recontar um pouco mais do que aconteceu neste período histórico.