Projeto: Sementes para Vida

Sementes plantadas:

1800


domingo, 22 de julho de 2012

Gruta de Sede Belem - Capítulo V

21/07/2012

Neste dia, eu é que estava de companhia ao novo detectorista Mauro, resolvemos ir até a Gruta de Séde Belem, para aprimorarmos nossos conhecimentos e técnicas na área do detectorismo, foi uma tarde muito legal, pois tivemos contato com diversos tipos de solo e minerais, uns mais fáceis e outros nem tanto.
Infelizmente não pudemos filmar neste dia, visto que minha esposa não pode estar conosco, e seria complicado efetuar filmagens e escavações ao mesmo tempo, mas abaixo segue fotos de tudo que obtivemos e dos locais percorridos.
Em breve teremos o blogg de divulgação de aventuras e pesquisas nesta área do Mauro, vai somar de forma altamente significativa. 

Local de lindas paisagens, com ótima energia, vale a pena uma visita ao local.




Este minusculo preguinho fiz questão de colocar em evidencia, pois deu um trabalhão para localizarmos o danadinho, devido a cor e ao tamanho, mas com o equipamento de mão (Pró-Point da Garrett), foi a salvação.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Novo Detectorista

É com muita alegria e orgulho que anuncio oficialmente  o mais novo detectorista da nossa região, nosso amigo Mauro, empresário e um apaixonado pale arte do detectorismo, tenho certeza que ele, em companhia da sua esposa, farão grandes descobertas.

Com seu espirito de aventura e dedicação, só vai somar nas descobertas que poderemos fazer pela histórica região do Contestado e arredores.

Concórdia - Capítulo I

15/07/2012

Fomos visitar o "Vovô" João, foi muito bom revelo, e sentir que apesar da idade, continua com um sorriso no rosto mostrando o quanto é importante o querer bem e buscar a união da familia.
Almoçamos na casa do tio Dirlei e da tia Berna em companhia dos primos Aquiles e Adriana, juntamente com seus filhos Lucas e Augusto.
Após fomos fazer uma experiencia de busca em um novo tipo de terreno, onde ocorre a tradicional festa em Honra a Nsa. Senhora da Salete. Lugar muito bonito e carregado de fé e boas energias.

O Tio Dirlei mostrouse um ótimo garimpeiro, animado e disposto, quem sabe em breve tenhamos mais um companheiro de aventuras por Concórdia.
Neste dia em virtude de estar acontecendo uma festa no local, não pudemos concluir a pesquisa, e ficamos somente na demarcação do local, para em breve retornarmos e efetuar uma pesquisa mais profunda.
Tenha calma Tio Dirlei, na próxima aventura, vamos desenterrrar algumas moedas, hehehehe.
Fotos: Daiane Paula Lazzarotti

sábado, 14 de julho de 2012

Gruta Sede Belem - Capítulo IV

4/07/2012

Após um almoço maravilhoso  a base de peixe frito e mandioca, fomos novamente eu e minha esposa para mais uma aventura nesta terra maravilhosa onde se localiza a Gruta, lugar mágico, lindo e com ótima energia.
Mas antes disto, no pesque e pague Bedendo onde almoçamos, tivemos uma excelente conversa com um dos proprietários, que para minha surpresa é um apaixonado pela arte de detectorismo, que até já fez algumas experiências no passado.
Ficamos de agendar uma aventura em conjunto com ele, pois conhece excelentes locais para exploração.
Hoje foi um ótimo dia de busca, pois pude comprovar minha teoria de que no mesmo local que já possa ter sido analisado, é possivel ainda encontrar algo, visto que, hoje encontrei moedas nestes locais que já passei pelo menos trez vezes.
Aos poucos estou limpando estas áreas de metais férreos de menor valor e lixos indesejáveis, com isto, o sinal fica mais limpo e forte, possibilitando encontrar materiais de maior valor com profundidades bem variádas.
Foto: Daiane Paula Lazzarotti

Foto: Daiane Paula Lazzarotti

Foto: Daiane Paula Lazzarotti

Video
Cinegrafista: Daiane Paula Lazzarotti







domingo, 8 de julho de 2012

Seminário de Luzerna - Capitulo IV

07/07/2012

Tarde chuvosa e fria, mas que não nos impediu de elaborarmos mais uma pesquisa neste lugar maravilhoso, em companhia do novo detectorista Mauro ficamos por 02 horas na mesma trilha que estamos passando metódicamente, pois sabemos que ainda há muita coisa por se encontrar.











Um pouco da história deste local mágico:

"Enfim a sorte caiu sobre Bom Retiro do Cruzeiro ( primeiro nome de Luzerna).Em 1939 começou a realização do projeto.O custódio da província, Frei Mateus Hoepers, em sua visita a Bom Retiro, aos 11 de abril de 1939, traçou a planta do futuro colégio preliminar. Sendo apresentada ao definitório, sofreu algumas modificações. Aos 20 de agosto veio a Bom Retiro o definidor Frei Bernadino Bortolotti, trazendo a planta modificada e a nomeação de Frei Meinolfo como chefe da execução. Praticamente, porém, o superior da residência de Bom Retiro, Frei João Evangelista Reinhert teve que executar a obra, estando Frei Meinolfo ausente.

Aos 19 de agosto de 1940 terminara a construção externa do novo colégio, faltando ainda a pintura, a instalação externa do novo colégio, faltando ainda a pintura, a instalação da luz e água. Por 8 contos, Frei João conseguiu comprar a encanação da água, fazendo ótimo negócio. Fins de agosto, Frei Alexandre, guardião de Rio Negro, chega a Bom Retiro por causa das instalações internas do colégio. (construção de madeira).

Havia outro problema a resolver. Quem havia de assumir o serviço interno do colégio? Pensou-se em chamar uma congregação de irmãs. Os esforços do R. Pe. Provincial Frei Marcelo Baumeister, neste sentido, foram em vão. Já queriam mandar o futuro reitor para Bom Retiro. Mas como o capítulo estava próximo, ficou tudo sem solução definitiva. O capítulo, enfim, determinou a abertura do colégio no ano de 1941. O dia do começo do ano escolar estava perto. Logo foi nomeado o Reitor do novo colégio São João Batista, Frei Virgílio Berri. Fins de janeiro partiu para o colégio, encontrando ali, já dez alunos sob os cuidados de P.Frei João e Frei Gustavo.

O primeiro colégio, no entanto, não estava em condições para acolher tantos alunos, muito menos para começarem as aulas. O reitor fez o que pode nestes poucos dias. A cozinha ainda não estava instalada, apesar dos esforços de Frei Silvestre, que viera por ordem do R. P. Provincial. Como o fogão não viera ainda, não se admiraram pouco, quando em última hora receberam um telegrama de Rio Negro, dizendo-lhes que vinham o Prefeito do colégio, mais 28 alunos. Correram á estação. Tudo estava em alvoroço, o tempo ruim parecia que quis favorecer a confusão comum. Como dar de comer a tanta gente? Enlameados, chegaram até a vila. Não havia outro meio. Tiveram que comer no hotel. As primeiras impressões dos alunos não foram das melhores. Chovia, chovia muito. Parecia que o aguaceiro não acabava mais. Aos poucos, porém, foram os alunos acostumando-se ao colégio e ao modo de vida.

Uma das maiores dificuldades para os garotos, certamente foi a falta de um campo de jogos. As aulas ainda não podiam iniciar. Não tinham vindo os livros escolares. Só dia 13 de fevereiro, enfim, começaram as aulas.

Fonte:
O presente é fruto de pesquisa de FREI FRANCISCO ORTH (falecido) que a meu pedido levantou dados sobre o Seminário São João Batista de Luzerna – SC.
Ele informou que que colaboraram na pesquisa, FREI DANILO MARQUES (falecido) e FREI GUIDO TONIOSSO.

domingo, 1 de julho de 2012

Linha Babenberg Capitulo II

30/06/2012

Nesta aventura tivemos a divertida companhia do futuro detectorista, Mauro, pessoa super espirituosa e com vocação para desvendar mistérios perdidos pelo tempo.
Foto: Daiane Paula Lazzarotti

Para minha alegria, nos encontramos com uma grande amiga, Marcia Wolf em companhia de sua amiga.
Pessoa maravilhosa, carregada de boa energia e bons pensamentos, estudamos juntos no Colégio Frei Rogério. E repito aqui o que já disse anteriormente, não só debaixo da terra encontramos riquezas, a Márcia é um exemplo disto, com seu estilo de vida e respeito, faz a diferença por onde passa, continue assim, o mundo precisa de mais pessoas como você.
Foto: Daiane Paula Lazzarotti
Na sequência demos continuidade as nossas buscas, abaixo foto do que encontramos e retiramos da natureza, para dar um destino correto ao lixo. 

Fotos: Daiane Paula Lazzarotti

Foi uma tarde muito legal, o Mauro se mostrou um ótimo aventureiro e atento a tudo que acontece ao redor, pegou fácil o modo de busca e manuseio do equipamento. O local por onde passamos merece ser conhecido e visitado por todos, com respeito e valorização a locais tão belos e cheios de história.

 

 
Fotos: Daiane Paula Lazzarotti

Video


Minha linda esposa, fotógrafa e cinegrafista das aventuras






Linha Babenberg Capitulo I

18/06/2012

Neste dia, fomos em companhia de nossos amigos/irmãos Cleber e Vera, desvendar os mistérios de um local fantástico, chamado de Linha Babenberg, onde segundo relatos de moradores locais, foi onde os primeiros austríacos chegaram e posteriormente fundaram a Treze Tilias que hoje conhecemos.
Lugar maravilhoso, com uma trilha que conta o calvário de Jesus Cristo, tudo esculpido em madeira, onde o turista pode acompanhar fazendo a trilha em meio a mata, começa na Gruta e termina na Igreja.

Foto: Daiane Paula Lazzarotti